Bio
Márcio Vasconcelos (São Luís/Maranhão/Brasil), é fotógrafo profissional autodidata e independente. Dedica-se há mais de vinte anos à pesquisa e registro da Cultura Popular e Religiosa dos afrodescendentes no Brasil, especialmente no Estado do Maranhão. Seus trabalhos aliam a fotografia a uma vasta pesquisa antropológica e social.
- Autor do projeto Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô, aprovado na Lei Rouanet e no Programa Petrobras Cultural/2009, editado na forma de livro sobre um dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão.
- Vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras/2010 (Fundação Cultural Palmares/Petrobras) com o projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”.
- Vencedor do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia com o projeto “Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião pisou”.
- Finalista do Prêmio Conrado Wessel 2011 com o projeto “Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião pisou”.
- Vencedor do XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia com o Projeto "Visões de um Poema Sujo", inspirado na obra-prima "Poema Sujo" do poeta Ferreira Gullar.
- Finalista do Prêmio Conrado Wessel 2014 com o projeto “Visões de um Poema Sujo".
- Menção Honrosa no 3º Concurso Ibero-americano de Fotografias, promovido pela Embaixada da Espanha, com o ensaio “Incorporados”.
- Menção Honrosa no Concurso de fotografias do Centro Regional de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina 2012 - CRESPIAL, com o Trabalho “Tambor de Mina”.
- Selecionado para leitura de portfólios em Santo Domingo – República Dominicana, no Trasatlantica/PhotoEspaña 2012, com o projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”.
- Finalista do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia 2019, com o projeto Bruxos e Curandeiros – “A magia bantu entre África, Cuba e Maranhão”.
- Finalista do Prêmio Pierre Verger de Fotografia 2019, com o projeto “Espíritos de Senzalas – Imagens do Vazio, do silêncio, do invisível”.
- Vencedor do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, com o livro "Bumba Meu Boi do Maranhão - Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade".
- Vencedor do 2º lugar do "Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2022", com a séria "Fé no São João".
Outras premiações
- Finalista no “III Concursos Fotográfico Sérgio Buarque de Holanda” 2005, nas categorias Cor e P&B.
- Finalista no concurso “Leica-Agfa Fotografe 2005”.
- Finalista no concurso “Leica-Agfa Fotografe 2006.
- Menção Honrosa no concurso da Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD 2006.
- Finalista no I Concurso fotográfico da Associação dos Fotógrafos do Maranhão.
- 2 Menções Honrosas no Concurso “Leica-Fotografe 2007” nas categorias Cor e P&B.
- lº lugar no Concurso Fotográfico da Secretaria de Turismo de São Luís (MA) .
- 3º colocado na Quinta Edição do Concurso Iberoamericano de Fotografia da ONG Save the Children.
- Finalista Regional do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2009 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
- 3º lugar no Concurso Nacional de Fotografia Consigo a Melhor Imagem 2008.
- Finalista no 2º Concurso Nacional de Fotografia Consigo a Melhor Imagem 2009.
- Menção Honrosa no 7º Concurso Fotográfico Cultural “Leica-Fotografe 2009”.